A área de vendas dentro de uma empresa costuma ter algumas variações importantes. Cada uma se organiza e planeja sua área comercial de forma diferente.
Sendo assim, para qualquer negócio, definir o que faz um consultor de vendas externas é essencial para atribuir as reais responsabilidades desse profissional.
Encontrar bons profissionais para atuar nessa área é fundamental, já que eles são responsáveis por garantir uma grande porcentagem do faturamento da empresa, ou até mesmo a sua totalidade, dependendo do modelo de negócios da empresa.
A área comercial da empresa precisa contar com profissionais que saibam como prospectar novos clientes e assim, ajudar a alcançar os objetivos propostos.
Saiba mais como entender melhor a função do consultor de vendas externas dentro do ambiente profissional e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar novos mercados.
Afinal, qual o trabalho do consultor de vendas externas?
A principal função do consultor de vendas externas é de melhorar o processo de vendas como um todo dentro da empresa. Portanto, esse profissional deve acompanhar e seguir as tendências de mercado, identificando aquilo que pode contribuir para as estratégias da empresa.
Além disso, esse profissional também é responsável por realizar as vendas externas. Utilizando as melhores técnicas e estratégias, para alcançar os objetivos e as metas propostas da empresa. Muitas vezes, o profissional também elabora estratégias, desenvolvendo uma relação de confiança com o público para melhorar o processo de vendas.
Tipos de consultores de vendas externas
Para entender melhor o que faz um consultor de venda externas, é importante entender as diferenciações do cargo, para que não haja confusão.
Quem trabalha como um consultor de vendas pode atuar de forma interna, externa, ou de forma híbrida (de forma interna e externa).
O consultor de vendas externas pode trabalhar no papel de vendedor, atuando como um representante comercial da empresa, desde o momento da prospecção, atendimento e fechamento de vendas.
Este tipo de profissional costuma ter rotas pré-programadas e costuma tirar pedidos frequentemente. Muitas vezes são contratados como representantes.
Já o consultor de vendas externo que faz consultoria de vendas B2B para outras empresas, costuma ter o papel de entender os gargalos de cada operação e oferecer soluções customizadas para cada tipo de clientes.
Ele é responsável por identificar os problemas dos clientes, as dores, e até mesmo que tipos de dificuldades a empresa possui no seu processo comercial.
Consultores internos normalmente executam processos de forma remota, captando novos clientes e realizando a gestão internamente.
De uma forma direta, o profissional que atua internamente, costuma trabalhar no que chamamos de inside sales. Além disso, acaba se tornando a ponte entre o marketing com o comercial.
Profissionais que atuam de forma híbrida, podem tanto ajudar a estruturar processos, estratégias e boas práticas de venda, mas, também participarem do processo de vendas como vendedores ou consultores comerciais.
Quando atuamos no mercado B2B, os consultores externos acabam trazendo mais proximidade ao processo de vendas, com um atendimento diferenciado.
Apesar da tecnologia ser interessante, ter um consultor in-loco pode ajudar a conseguir mais clientes de maneira mais rápido, a depender do tipo de vendas.
Principais atividades do consultor de vendas externas
Como representante de vendas externo, o profissional acaba sendo responsável por fazer diversas atividades, dentre elas visitar o cliente, tirar pedidos, entender suas necessidades, negociar preço, prazos de entrega e fazer acordos.
Muitas vezes, por ter proximidade, os consultores acabam atuando com cobrança e como um primeiro filtro de atendimento.
Já o consultor que atua como prestador de serviço, ajudando empresas a melhorar suas vendas, pode ter outras rotinas.
Ele vai fazer entrevistas, escutar os clientes, escutar os compradores, os vendedores e fazer um diagnóstico da situação.
O consultor de vendas externas é responsável por trabalhar com técnicas e estratégias inovadoras.
Muitas vezes atuando em áreas diferentes como Comunicação, Marketing, Administração e Economia dentro da empresa.
Como os consumidores e o comportamento de compras está sempre mudando, o consultor de vendas externas é responsável por acompanhar essas novas tendências. E assim, desenvolver estratégias que ajudem na tomada de decisão de compras.
Ter um bom profissional que atua nessa área é o que muitas vezes potencializa os resultados uma vez que ele sabe como melhorar os relacionamentos com o cliente.
Além disso, possui as ferramentas para fidelizar o público e usar estratégias mais assertivas. Com isso, conseguindo enxergar janelas de oportunidades no mercado, otimizando os processos de acordo com a necessidade.
Importância do consultor de vendas
Toda empresa precisa vender. Independentemente do modelo de remuneração de seu time comercial ou das inúmeras dificuldades de se criar um processo e uma estratégia de vendas efetiva, o consultor de vendas é figura essencial para o crescimento das empresas.
No caso de consultores vendedores, que visitam clientes, além de manter o bom relacionamento com os leads, ter um consultor de vendas aumenta a recorrência e o índice de recompra dos clientes.
Esta é uma forma de reduzir a inadimplência, uma vez que o vendedor ou consultor de vendas externo, ficará próximo do comprador (cliente), podendo evitar a venda ruim que gera inadimplência.
Quando estamos falando do consultor externo que busca entender como ajudar as empresas de forma estratégica, esta figura acaba sendo essencial para identificar gargalos, já que não está envolvida no dia a dia da empresa.
Ter alguém com um olhar de fora pode ser interessantíssimo para alavancar os resultados da empresa.
Como consultoria de vendas pode ajudar a estruturar seu processo comercial
Caso a sua empresa precise de ajuda, uma alternativa é recorrer a uma consultoria de vendas como a da Protagonist para alavancar seus resultados.
Consultorias normalmente possuem times de vendas que podem ajudar a ganhar produtividade, aumentar taxas de conversão, gerar mais leads mais qualificados, além de deixar a empresa mais autônoma e sem a dependência de indicações.
Seja com estratégia, processos, documentação ou treinamento, uma consultoria comercial normalmente consegue olhar para aspectos que impedem o crescimento, levando a empresa para um próximo nível.