Investimentos precisam ser decisões tomadas com sabedoria. Quando se aplica algum valor no mercado financeiro, precisa ter noção do crescimento daquilo que foi obtido. Muitas pessoas realizam investimentos diversificados, para aumentar a carteira. Dentre esses, o ouro pode se tornar uma opção.
O que muitos se perguntam, no entanto, é se investir em fundo ouro vale a pena. Bem, podemos dizer que há diferentes períodos em que o metal pode ser mais ou menos valorizado. Nem sempre é bom investir em ouro, mas pode ser algo positivo sim.
O objetivo de quem investe no metal é, geralmente, proteger o seu dinheiro contra a inflação e outras instabilidades econômicas. Por isso, achamos que você precisa conhecer melhor como funcionam os investimentos em ouro. Veja a seguir se vale a pena.
Sumário
ToggleO ouro e o mercado financeiro
Considerado um dos metais mais valiosos de todo o mundo, o ouro já está presente na sociedade a muito tempo, sendo utilizado como moeda de troca por diversas civilizações. Sim, esse já foi o método de pagamento padrão para algumas pessoas.
Em alguns momentos da história o metal se tornou ainda mais relevante, como com a criação de notas de papel. Muitos bancos podiam trocar as notas dos seus clientes por ouro, caso fosse solicitado.
Por isso, dentro do contexto financeiro, o ouro sempre foi de grande importância. Hoje, ele é utilizado como uma maneira de diminuir os impactos da economia. Quando o dólar perde valor no mercado, o ouro começa a aumentar. Isso fica claro quando pensamos que o ouro se torna a melhor maneira de proteger seu patrimônio.
Há poucas variações no valor do metal e por conta disso pode ser comprado para diminuir a possibilidade de perda de algum valor.
A valorização do ouro
Bem, mas até agora você já conseguiu notar como o ouro pode ser importante. A valorização desse metal, no entanto, pode seguir uma série de regras. Por exemplo, a lei de oferta e demanda. O ouro não é regulado pelo governo e por conta disso esse é o método mais simples de trabalhar com ele.
Também devemos entender que ele é um material bem escasso. Assim, ele é limitado e sempre há ofertas para o recurso. Em resumo, mesmo que exista uma grande procura pelo metal, não é possível aumentar a mineração do mesmo, por isso os valores são sempre bem altos.
Quando o dólar sobe, há uma demanda maior pelo ouro. Com isso, os valores do metal aumentam. Graças a isso, existem uma série de acontecimentos que podem fazer com que esse valor aumente. Veja a seguir!
Economia e inflação
Já citamos aqui como a economia pode variar a ponto de interferir no preço do ouro. Quando há uma instabilidade econômica, o preço do metal tende a subir. A demanda pelo metal aumenta, visto que mais pessoas buscam proteger seu patrimônio. Também podemos destacar que as crises acabam chegando com um aumento na inflação.
Quando há um grande aumento nos valores, as pessoas buscam o ouro. Assim, terão seu patrimônio protegido da inflação. Naturalmente, o preço irá aumentar.
A taxa de juros
A taxa de juros é outro ponto a se discutir. Quando há menores taxas de juros no mercados, os investimentos mais tradicionais perdem a atratividade. Geralmente acontece em momentos de instabilidade financeira também. Assim, todos acabam buscando por algum investimento que seja seguro e proteja seus valores.
Bem, também há aqueles que preferem ter um risco maior, comprando ações. Mas o ouro ainda é a forma mais inteligente de equilibrar proteção com a possibilidade de lucro a longo prazo.
Por isso, essa pode ser uma opção bem inteligente para você!
Como investir em ouro
Você precisa entender que não é necessário comprar o metal diretamente para ter um investimento. Você pode gerenciar suas oportunidades a partir do mercado de capitais. É simples e na verdade existem várias maneiras de realizar esse processo.
Por exemplo, comprando fundos de investimentos em ouro. Com isso, é possível não apenas proteger seu dinheiro, como também manter um padrão inteligente para a possibilidade de lucros a longo prazo.
Há também os ETFs de ouro e a possibilidade de contratos futuros. Assim, é muito mais fácil ter segurança. Nem sempre a compra do ouro de forma direta é uma alternativa, na verdade, é possível que perca dinheiro com tais ações.
Conclusão
O ouro é feito para a proteção financeira, mas também é um metal que pode gerar lucro para algumas pessoas. Aqueles que conhecem o mercado financeiro conseguem lidar de forma inteligente com algumas possibilidades. Exemplo disso é a instabilidade financeira.
Saber a hora certa para comprar e vender ouro é algo fundamental. A baixa do dólar, aumenta o preço da aplicação, o aumento, abaixa o preço. Você precisa saber exatamente o momento correto para realizar algumas ações.