Entenda o que é, quais são os benefícios da estratégia e como fazer esse movimento
Manter-se sempre relevante no mercado é um desafio para qualquer marca ou empresa, e uma das maneiras de sempre conseguir estar a par das novidades é a estratégia de brand extension. Com essa estratégia, o foco é expandir a marca e sempre trazer novidades ao público, mantendo-se relevante e criando um posicionamento forte.
Existem várias maneiras de fazer isso, como identidades visuais, manifestos e viagens. Nesse último exemplo, ter uma gestão de viagens corporativas é essencial, pois fortalece a marca e passa uma imagem positiva ao cliente.
Entenda esses e outros detalhes que fazem toda a diferença para o desenvolvimento de uma empresa e marca!
Sumário
ToggleO que é brand extension?
Brand extension, em português, significa “extensão de marca”. Nada mais é do que o processo de uma marca que cria novos produtos, em um mesmo segmento ou em outro, para oferecer mais opções aos seus clientes.
Essa estratégia envolve não apenas a criação de novos produtos, mas também ter um posicionamento de marca e de empresa que faça com que os clientes confiem nos produtos ou serviços lançados por ela.
Por exemplo, se uma marca é conhecida por oferecer um produto ruim, ao lançar algo novo, muita gente ficará com o “pé atrás” e não comprará dessa marca. Por isso, brand extension tem tudo a ver sobre como a empresa se posiciona e a imagem que cria para seus clientes.
Um exemplo claro de brand extension é da marca Bic, que começou produzindo canetas e hoje está presente em segmentos de beleza (com as lâminas de depilação), isqueiros, acendedores de fogão e muito mais. Ou seja, sua marca foi expandida.
Também existem as marcas que se mantêm dentro de um mesmo segmento, mas criam sempre opções inovadoras para um mesmo produto. Isso chama a atenção dos clientes e dos investidores, ajudando a empresa a crescer.
Como posicionar sua marca?
Como vimos, o posicionamento de marca é essencial para uma estratégia de brand extension. Sem uma boa imagem da empresa pelo olhar do público, fica muito mais difícil “ganhar” sua confiança.
O posicionamento de marca é como uma empresa se mostra ao seu público. Por exemplo, ser “a melhor do setor de beleza”, fazer o “melhor bolo”, “ajudar o meio ambiente com a produção sustentável”. Tudo isso são posicionamentos que empresas podem ter, são a forma como se mostram aos seus clientes.
Porém, o posicionamento vai além disso: se uma marca faz algo de errado pelo olhar do seu público ou é, por exemplo, denunciado por algo proibido ou imoral, sua imagem é “manchada” e a confiança quebrada. Portanto, a maneira como a marca se posiciona precisa estar de acordo com suas ações.
Além disso, de nada adianta ter um bom branding e um produto ou serviço de baixa qualidade. Isso também destrói a confiança do público.
Como fazer uma brand extension?
A decisão de fazer uma brand extension precisa levar em conta a situação do mercado naquele período e também o público que se deseja atingir. Algumas perguntas que podem ser feitas para um direcionamento são:
- a marca quer atingir novos públicos ou manter os que já tem?
- a extensão será em diferente segmento ou em um mesmo que já existe?
- esse novo produto ou serviço já está relacionado ao que a empresa faz?
- se não, como será inserido no mercado com credibilidade?
- como está a credibilidade da empresa no momento da extensão? Será preciso melhorá-la antes de um lançamento?
- quem são os concorrentes dos produtos atuais e dos novos produtos?
- como construir um branding que se adeque à extensão?
- que tipos de ações podem ser feitas (eventos, viagens, influenciadores etc)?
Esses são alguns direcionamentos interessantes para uma brand extension. Para a maioria dessas perguntas, ter uma pesquisa de mercado em mãos pode ajudar no processo. A brand extension, quando feita da maneira correta, é uma ótima maneira de fortalecer a marca e aumentar a credibilidade.