Você que deseja se tornar um advogado empresarial vai se interessar por este artigo que separamos para lhe explicar como se tornar um profissional especializado na área!
A função de um advogado empresarial é assegurar que todas as atividades empresariais ocorram de maneira correta, seguindo a legislação. O advogado empresarial é o profissional que acompanha todas as etapas de uma empresa, como fundação, composição da sociedade e todos os processos.
Sumário
ToggleComo é o trabalho de um advogado empresarial?
O profissional que deseja saber como ser advogado empresarial deve ter consciência de que seguir este ramo no direito significa entender sobre direito empresarial, trabalhista, econômico, societário, tributário, administrativo e vários outros. O Direito Empresarial faz uma figura de boas relações entre empresários e a empresa.
O advogado empresarial acompanha as tarefas do empresário e dos funcionários, realizando contratos e acordos, acompanhando a abertura e até a possível recuperação e falência da empresa.
O advogado empresarial faz seu trabalho com base no Código Civil Brasileiro, a fim de prevenir problemas diretos à empresa, fazendo-se essencial para que as leis sejam praticadas.
Qual será seu objetivo como advogado empresarial?
Este profissional irá regulamentar toda a economia empresarial, a formalização, funcionamento e até mesmo a extinção dela. O direito empresarial traz às empresas e ao empresário as normas que precisam estar no dia a dia deste ramo.
O advogado empresarial é uma pessoa indispensável na vida dos empresários e na vida das sociedades da empresa. Este profissional domina todas as teorias, leis e decisões jurídicas.
Como se tornar um advogado empresarial?
A primeira coisa a se fazer quando seu desejo pessoal é ser um profissional do direito empresarial é cursar uma faculdade de Direito, que ocorre em média 5 anos. Após a formação no curso, é necessário ser aprovado no Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim que ocorrer a aprovação no exame, será necessário que o advogado se especialize em direito empresarial, com o objetivo de se destacar no meio de seus colegas, fazendo com que seu cliente se sinta ainda mais confiante em contratar para cuidar de sua empresa.
Áreas de atuação do direito empresarial
O advogado empresarial pode se especializar em diversas áreas. Separamos algumas delas:
Trabalhista
A presença de um advogado empresarial é essencial para cuidar da relação do empregador com o empregado e pautar os interesses dos dois lados.
Tributário
Neste caso, o advogado irá apurar e administrar os tributos da empresa, a fim de garantir que a mesma esteja cumprindo com sua obrigação tributária.
Consumidor
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) zela e intermedia pela empresa e seus clientes. O advogado atuará na defesa ou acusação de uma das partes.
Vale a pena ser especialista em direito empresarial atualmente?
Nesses últimos anos, as dificuldades na economia começaram a se destacar, afetando diretamente a vida de empresas e empresários, gerando um destaque nos trabalhos empresariais. Donos de empresas tiveram que se adequar às novas normas e regulamentações do mercado e a partir daí, as demandas deste meio só aumentaram!
A profissão de advogado empresarial vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, os empresários aumentaram suas procuras em profissionais especializados em direito empresarial para diversos serviços na empresa e como uma maneira de prevenir a crise.
Portanto, se você possui o desejo de se tornar um profissional do direito empresarial, procure um curso de direito que lhe interesse, esteja incluso na lista de aprovados do Exame de Ordem da OAB e procure se especializar na área, destacando seu currículo com cursos que melhore seu entendimento sobre o ramo.