Muitos empreendedores ouvem a palavra “finanças” e logo pensam em grandes empresas com complexas finanças empresariais. Mas a verdade é que todos os negócios, de qualquer tamanho, têm finanças. E compreender as finanças empresariais é crucial para o sucesso do seu negócio.
Finanças empresariais referem-se ao uso geral de conceitos financeiros para tomar decisões gerenciais. Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar de um bom entendimento das finanças, pois isso os ajudará a tomar decisões mais estratégicas sobre investimentos, capital, custos e muito mais.
As finanças empresariais são usadas para ajudar a responder perguntas como:
- Qual o melhor investimento para o meu negócio?
- Quanto capital o meu negócio precisa?
- Como devo cobrar pelos meus produtos ou serviços?
- Como reduzir os custos da minha empresa?
Uma das maneiras pelas quais as finanças empresariais podem ajudar os empresários a tomar melhores decisões é fornecendo uma análise de risco e retorno de potenciais investimentos. Isso significa avaliar quão arriscado um investimento é e se o retorno potencial compensa o risco.
Por exemplo, digamos que você esteja considerando investir em um novo restaurante. Você pode usar análises de risco e retorno para avaliar se o investimento vale a pena. Você pode considerar fatores como a localização do restaurante, o mercado-alvo, o menu e o público-alvo. Todos esses fatores contribuem para o risco do investimento.
Da mesma forma, você também pode usar as finanças empresariais para avaliar se o seu negócio está gerando o retorno desejado sobre o investimento. Por exemplo, você pode calcular seu retorno sobre o investimento (ROI) para determinar se os lucros gerados pelo seu negócio estão compensando o capital investido.
No geral, as finanças empresariais são uma ferramenta crucial para a tomada de decisões estratégicas em todos os aspectos do seu negócio. Se você está considerando um novo investimento ou está procurando maneiras de otimizar o seu negócio, os estudos de finanças empresariais podem ser muito úteis.
As finanças empresariais e o mundo das ações
As finanças empresariais estão se tornando cada vez mais complexas, e isso impacta diretamente no valor de sua empresa. Mas como as finanças empresariais impactam no valor de seu negócio? Para entendermos isso, precisamos compreender o mundo das ações.
As ações são basicamente instrumentos financeiros que permitem a uma empresa se capitalizar, isto é, aumentar o seu capital. Ao mesmo tempo, as ações também permitem que os investidores participem diretamente do sucesso ou fracasso de uma empresa.
Nas finanças empresariais, o valor de uma ação está diretamente ligado à percepção do mercado sobre a empresa. Se o mercado acredita que a empresa é saudável e tem um bom potencial de crescimento, as ações da empresa irão se valorizar.
Por outro lado, se o mercado percebe que a empresa está enfrentando problemas financeiros, as ações da mesma irão se desvalorizar. Dessa forma, podemos dizer que o mercado de ações é altamente sensível às finanças empresariais.
Como o valor das ações está diretamente ligado às finanças empresariais, qualquer decisão financeira que uma empresa tome pode ter um impacto significativo no valor de suas ações.
Por exemplo, uma empresa que decide investir em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) pode ter seu preço das ações impactado positivamente, pois o mercado irá perceber esse investimento como um sinal de que a empresa está se preparando para o crescimento futuro.
Por outro lado, uma empresa que decide aumentar seu endividamento pode ver seu preço das ações cair, pois o mercado pode perceber esse aumento como um sinal de que a empresa está enfrentando problemas financeiros.
Assim, podemos concluir que as finanças empresariais são extremamente importantes para o valor de uma empresa. Qualquer decisão financeira precisa ser bem planejada e analisada, pois pode ter um impacto significativo no mercado de ações.
Como funcionam as finanças empresariais
O objetivo das finanças empresariais é supervisionar as atividades financeiras. É por isso que, ao longo dos anos, as empresas têm tido um departamento dedicado, o departamento financeiro, que lida com processos financeiros, mas não apenas.
Como já mencionamos, quase todas as decisões que afetam uma empresa se baseiam em última instância em uma decisão do departamento financeiro, já que este é um setor muito amplo. Se você quiser se aprofundar neste tópico, você precisa entender algumas definições básicas, tais como o que é uma empresa e o que são ativos.
Nos estudos financeiros empresariais, uma empresa é qualquer tipo de empresa, privada ou pública, pequena ou grande, prestadora de serviços ou produtora de produtos. Os ativos, por outro lado, são todos os tipos de investimentos da empresa.
Para financiar estas atividades, a empresa pode recorrer a duas fontes de renda: através da busca de fundos de investidores ou instituições financeiras, que garantem o pagamento de juros, que nada mais é do que a geração de dívidas; ou através de capital próprio, onde os investidores podem dispor do que sobra após o pagamento de juros.
Como se pode ver, mesmo neste caso é preciso tomar uma decisão: qual é a melhor forma de financiamento? E é exatamente por isso que o financiamento corporativo existe: para orientar as decisões empresariais, que giram em torno de financiamentos, investimentos e dividendos.
Decisão de financiamento
Uma das primeiras decisões que uma empresa deve tomar é como levantar capital inicial. Neste caso, é necessário decidir qual financiamento é ideal para que a empresa seja bem sucedida a longo prazo.
É também uma questão de definir diferentes tipos de financiamento para cada necessidade comercial e compreender bem o mercado a fim de escolher o melhor financiamento. Afinal de contas, além do capital inicial, será necessário manter o capital de giro.
Você também pode se interessar por: Conceito de comunicação empresarial | Como pode ajudar na sua empresa