Dicas

Não existem mais posts
Conceito-de-comunicacao-empresarial:

Você sabe qual é o conceito de comunicação empresarial? Com quais pessoas uma empresa conversa?

Confira nesse texto a resposta para essas perguntas e também algumas dicas de como garantir uma comunicação efetiva. Boa leitura!

Qual é o conceito de comunicação empresarial

O conceito de comunicação empresarial está relacionado à transmissão de informações de uma empresa para os seus diferentes públicos, é a maneira que uma marca se relaciona com as pessoas que a envolvem.

A importância de entender o que é esse processo e como ela se desenvolve está relacionado a percepção que as pessoas têm da empresa, o que depende de como ela se posiciona.

Pensando em um exemplo que facilite o entendimento, imagine uma empresa que produz desodorantes, ao colocar o seu produto no mercado, a forma de se comunicar com os consumidores muda totalmente do desodorante feito para o público masculino do que o feito para o público feminino.

Porém, o conceito de comunicação empresarial não engloba apenas a transmissão de informações para o público comprador, ele atua em diferentes frentes, como:

  • Comunicação empresarial interna: feita para os colaboradores da empresa;
  • Comunicação com os fornecedores;
  • Comunicação com os investidores;
  • Comunicação com o governo;
  • Comunicação com a comunidade em geral, mesmo aqueles que não são os seus clientes diretos, porém geram opiniões sobre o produto.

Cada tipo de comunicação empresarial merece um enfoque diferente, mudando a forma como a marca se apresenta e adequando o tom de voz conforme quem está recebendo a comunicação.

Conceito-de-comunicacao-empresarial:

Diferença de comunicação empresarial e comunicação organizacional

Um conceito parecido com o de comunicação empresarial é o de comunicação organizacional, muitas vezes utilizados como sinônimos, porém, existe uma forma de separá-los em seu entendimento.

A comunicação organizacional abrange todo o tipo de organização, incluindo as sem fins lucrativos, como ONGs e órgãos governamentais.

Já a comunicação empresarial se limita a empresas que visam o lucro.

Como garantir uma boa comunicação empresarial

Agora que você já sabe qual é o conceito de comunicação empresarial, confira algumas dicas para conseguir efetividade nesse processo.

Conheça o seu público

O primeiro passo a ser dado pela empresa que deseja melhorar a sua comunicação empresarial é conhecer muito bem o seu público, isso envolve uma pesquisa de tendências e a construção de uma persona.

A persona é um cliente fictício criado para representar o “cliente ideal” incorporando as características daqueles que a empresa deseja atingir em sua comunicação.

Determine o meio em que as mensagens serão propagadas

Cada tipo de comunicação empresarial envolve diferentes públicos que se comunicam de diferentes maneiras e em diferentes canais.

A parte da pesquisa também deve servir para descobrir em quais locais os públicos alvos da empresa possuem maior engajamento.

Por exemplo, se a empresa possui clientes que utilizam mais as redes sociais, é fundamental que ela possua presença forte nela.

Já com relação aos seus investidores, é primordial que a relação seja mais próxima e formal, apresentando resultados por e-mails e reuniões.

Defina os seus propósitos e metas

Com a pesquisa de público feita e outros pontos já definidos, como o tom de voz que as mensagens devem assumir, é hora de traçar o plano.

Crie um projeto para cada tipo de organização e estipule equipes e o tempo para a sua realização, junto a definição de propósitos e metas, fazendo assim a gestão do projeto, o que facilitará que ele saia de um lugar a vá para outro.

É importante que essas metas sejam atingíveis, como o aumento em 10% da taxa de abertura de e-mails corporativos ou aqueles enviados para clientes recorrentes da empresa.

Invista em testes

Mesmo com o planejamento, algumas falhas e ou escolhas ruins podem atrapalhar a comunicação, por conta disso, é importante realizar testes para que elas alcancem um bom desempenho.

Continuando o exemplo dos e-mails, faça testes entre títulos das mensagens, traçando um paralelo entre aquelas que tiveram um melhor desempenho, ou seja, alcançaram maiores taxas de abertura.

Colha feedbacks e invista em melhorias

Por fim, colha os feedbacks sobre o conceito de comunicação empresarial e as suas aplicações práticas e invista em melhorias.

É importante também ter um plano de contingência para comunicações falhas ou para momentos de crise, fazendo com que a empresa não perca credibilidade em suas diferentes frentes.

Não se esqueça, o processo é individualizado

Como você viu, o conceito de comunicação empresarial envolve os diferentes públicos da empresa, não estando restrita apenas aos seus clientes.

É importante que essas dicas sejam utilizadas de maneira individual, focando em cada um desses tipos de comunicação e utilizando os esforços disponíveis para que as mensagens atinjam o seu público e gerem conversão e experiências positivas para a empresa.

Talvez seja do seu interesse: O que faz um consultor de vendas externas?

Gostou do artigo? Compatilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados:

Últimas Notícias

Não existem mais posts