Você sabe qual é o conceito de comunicação empresarial? Com quais pessoas uma empresa conversa?
Confira nesse texto a resposta para essas perguntas e também algumas dicas de como garantir uma comunicação efetiva. Boa leitura!
Qual é o conceito de comunicação empresarial
O conceito de comunicação empresarial está relacionado à transmissão de informações de uma empresa para os seus diferentes públicos, é a maneira que uma marca se relaciona com as pessoas que a envolvem.
A importância de entender o que é esse processo e como ela se desenvolve está relacionado a percepção que as pessoas têm da empresa, o que depende de como ela se posiciona.
Pensando em um exemplo que facilite o entendimento, imagine uma empresa que produz desodorantes, ao colocar o seu produto no mercado, a forma de se comunicar com os consumidores muda totalmente do desodorante feito para o público masculino do que o feito para o público feminino.
Porém, o conceito de comunicação empresarial não engloba apenas a transmissão de informações para o público comprador, ele atua em diferentes frentes, como:
- Comunicação empresarial interna: feita para os colaboradores da empresa;
- Comunicação com os fornecedores;
- Comunicação com os investidores;
- Comunicação com o governo;
- Comunicação com a comunidade em geral, mesmo aqueles que não são os seus clientes diretos, porém geram opiniões sobre o produto.
Cada tipo de comunicação empresarial merece um enfoque diferente, mudando a forma como a marca se apresenta e adequando o tom de voz conforme quem está recebendo a comunicação.
Diferença de comunicação empresarial e comunicação organizacional
Um conceito parecido com o de comunicação empresarial é o de comunicação organizacional, muitas vezes utilizados como sinônimos, porém, existe uma forma de separá-los em seu entendimento.
A comunicação organizacional abrange todo o tipo de organização, incluindo as sem fins lucrativos, como ONGs e órgãos governamentais.
Já a comunicação empresarial se limita a empresas que visam o lucro.
Como garantir uma boa comunicação empresarial
Agora que você já sabe qual é o conceito de comunicação empresarial, confira algumas dicas para conseguir efetividade nesse processo.
Conheça o seu público
O primeiro passo a ser dado pela empresa que deseja melhorar a sua comunicação empresarial é conhecer muito bem o seu público, isso envolve uma pesquisa de tendências e a construção de uma persona.
A persona é um cliente fictício criado para representar o “cliente ideal” incorporando as características daqueles que a empresa deseja atingir em sua comunicação.
Determine o meio em que as mensagens serão propagadas
Cada tipo de comunicação empresarial envolve diferentes públicos que se comunicam de diferentes maneiras e em diferentes canais.
A parte da pesquisa também deve servir para descobrir em quais locais os públicos alvos da empresa possuem maior engajamento.
Por exemplo, se a empresa possui clientes que utilizam mais as redes sociais, é fundamental que ela possua presença forte nela.
Já com relação aos seus investidores, é primordial que a relação seja mais próxima e formal, apresentando resultados por e-mails e reuniões.
Defina os seus propósitos e metas
Com a pesquisa de público feita e outros pontos já definidos, como o tom de voz que as mensagens devem assumir, é hora de traçar o plano.
Crie um projeto para cada tipo de organização e estipule equipes e o tempo para a sua realização, junto a definição de propósitos e metas, fazendo assim a gestão do projeto, o que facilitará que ele saia de um lugar a vá para outro.
É importante que essas metas sejam atingíveis, como o aumento em 10% da taxa de abertura de e-mails corporativos ou aqueles enviados para clientes recorrentes da empresa.
Invista em testes
Mesmo com o planejamento, algumas falhas e ou escolhas ruins podem atrapalhar a comunicação, por conta disso, é importante realizar testes para que elas alcancem um bom desempenho.
Continuando o exemplo dos e-mails, faça testes entre títulos das mensagens, traçando um paralelo entre aquelas que tiveram um melhor desempenho, ou seja, alcançaram maiores taxas de abertura.
Colha feedbacks e invista em melhorias
Por fim, colha os feedbacks sobre o conceito de comunicação empresarial e as suas aplicações práticas e invista em melhorias.
É importante também ter um plano de contingência para comunicações falhas ou para momentos de crise, fazendo com que a empresa não perca credibilidade em suas diferentes frentes.
Não se esqueça, o processo é individualizado
Como você viu, o conceito de comunicação empresarial envolve os diferentes públicos da empresa, não estando restrita apenas aos seus clientes.
É importante que essas dicas sejam utilizadas de maneira individual, focando em cada um desses tipos de comunicação e utilizando os esforços disponíveis para que as mensagens atinjam o seu público e gerem conversão e experiências positivas para a empresa.
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